CASAS ECOLÓGICAS EM CABO FRIO E REGIÃO DOS LAGOS-RJ
O quê é tijolo ecológico?
Vantagens do tijolo ecológico
- Obra mais rápida: quem não gosta de agilidade quando o assunto é reforma ou construção, não é mesmo? Como o tijolo ecológico já possui furos em sua estrutura que permitem a passagem de tubulações de água, esgoto, luz e gás, por exemplo, a obra se torna mais rápida e também acumula menos entulho.
- Esse tipo de tijolo possui um ótimo sistema de conforto térmico, pois mantém a temperatura da casa sempre agradável, independente se está frio ou calor.
- Se você busca mais economia de forma geral, o tijolo ecológico pode custar até 40% menos do que uma construção de alvenaria convencional, já que parte desse tipo de obra dispensa o uso de acabamentos. Além disso, os tijolos ecologicos dispensam o uso de massa de assentamento uma vez que são encaixados entre si no levantamento das paredes. Ainda há economia de tábuas usadas nas formas, pregos e arames, pois a estrutura é feita através de seus furos, semelhantes aos tijolos estruturais, ficando o uso desses materiais restritos apenas à fundação.
- Os tijolos ecológicos são até seis vezes mais duráveis e resistentes do que um bloco comum de concreto. No entanto, lembre-se de sempre comprar seus materiais de construção em lojas confiáveis e que seguem os padrões e normas da ABNT.
- E como já falamos, a sustentabilidade é um diferencial desse modelo de tijolo já que é feito com a mistura de materiais ecológicos e naturais.
Qual a diferença entre o tijolo ecológico e o tijolo tradicional?
A diferença mais importante entre o tijolo ecológico para o convencional que conhecemos como “tijolo baiano” é, de fato, a fabricação. O primeiro é prensado, enquanto o segundo é queimado em fornos. Como já comentamos, esse processo de cozimento acaba lançando CO² na atmosfera e contribuindo para o efeito estufa.
Além disso, esse tipo de tijolo sustentável não necessita de acabamento, ou seja, para os amantes das paredes de tijolinho, ele já vem pronto para ser usado. E, com isso, também diminui os custos com cimento, ferro e madeiras que são utilizadas como pilares.
Posso utilizar o tijolo ecológico em todos os tipos de construções?
O tijolo ecológico é utilizado apenas em construções civis, ou seja, naquelas em que participam do projeto engenheiros civis e arquitetos junto com especialistas e técnicos da área. Ele pode ser instalado em casas de até três andares e também permite a passagem de encanamentos e fiação elétrica sem a necessidade de quebrar a parede. Além disso, pode ser usado como revestimento e isolamento/vedação. Legal, não é mesmo?
Seu novo lar pode adotar um estilo mais sustentável com tijolo ecológico
Se você está buscando uma alternativa mais sustentável, resistente e econômica para o seu novo lar, agora já sabe que o tijolo ecológico pode ser uma ótima alternativa.
Procura mão de obra especializada para executar sua obra, seja ela de materiais ecológicos ou convencionais? Conte conosco. A CONSTRUEKOL possui experiência em métodos construtivos ecológicos e convencionais.
Acesse e preencha o formulário para pedidos de orçamento ou duvidas, clicando AQUI.